Policlínica Fazenda Rio Grande

15 de julho – Dia Internacional do Homem: dia de cuidar da saúde

Home>Notícias>15 de julho – Dia Internacional do Homem: dia de cuidar da saúde
15 de julho – Dia Internacional do Homem: dia de cuidar da saúde
Por: admin

Homens, vocês podem comemorar, pois também criaram um dia para vocês. Dia 15 de julho celebra-se o Dia Internacional do Homem, mas mais que festejar a masculinidade, essa data foi escolhida para incentiva-los a cuidarem melhor da saúde. De acordo com dados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), a cada três mortes de adultos, duas são de homens, e as principais causas, além dos fatores externos, como acidentes e violência, são doenças do aparelho circulatório seguida de neoplasias. Confira as informações a seguir, e decida hoje mesmo cuidar da sua saúde.

 

O descuido com a saúde

Os números não mentem, os homens têm cuidado pouco ou quase nada da saúde, é o que mostra os dados apresentados pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), em 2016. Nos últimos dez anos a saúde dos homens piorou. Os casos de hipertensão passaram de 19,3% para 23,6%; os casos de diabetes também aumentaram de 4,6% para 7,8%; o número de obesos passou de 11,4% para 18,1%; e mais de 57% estão com sobrepeso, um crescimento de 10%.

Diante dos dados, é melhor deixar para trás o mito de que “homem não fica doente” e procurar um médico mesmo que esteja tudo bem aparentemente, pois a melhor forma de cuidado ainda é a prevenção.

 

Problemas que afetam a saúde dos homens

Dentre os problemas mais comuns que afetam a saúde dos homens, os problemas urológicos ganham destaque. Cálculos urinários, hiperplasia benigna, câncer de próstata, diminuição da produção de testosterona e disfunção erétil.

Várias são as causas que podem levar a esses problemas, desde histórico familiar; distúrbios do metabolismo; sedentarismo; consumo excessivo de álcool; obesidade até problemas psicológicos, além dos fatores de risco como diabetes, hipertensão, colesterol e tabagismo. Vale destacar que há cura e tratamento para todos esses problemas, mas claro, que quando diagnosticados precocemente. Portanto, fique atento à dica a seguir.

 

Prevenção precoce

O cuidado com a saúde deve ser diário e constante. Mudanças de hábitos alimentares são fundamentais para evitar qualquer tipo de câncer, inclusive o de próstata. Outra dica é ingerir a quantidade mínima de água diariamente (2 litros), bem como desenvolver praticar exercícios físicos, pois além de evitar cálculos urinários, também previne a osteoporose. Portanto, não espere ter 30, 40 ou 50 anos para começar a se cuidar. Faça check up anualmente e viva mais e feliz.

 

Conheça a Policlínica

Para cuidar do seu bem mais precioso, a sua saúde, é indispensável que você procure médicos profissionais. Para isso, conte com a Policlínica FRG, que dispõe de médicos altamente qualificados e das mais diversas especialidades. Acesse policlinicafrg.com.br e conheça o centro médico que é referência para cuidar da sua saúde.


Voltar
Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas