Policlínica Fazenda Rio Grande

1º de outubro: Dia Internacional do Idoso

Home>Notícias>1º de outubro: Dia Internacional do Idoso
1º de outubro: Dia Internacional do Idoso
Por: admin

Dia 1º de outubro comemora-se o Dia Internacional do Idoso. A data foi criada pela ONU – Organização das Nações Unidas, em 1991, e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa. A Policlínica Fazenda Rio Grande se importada com o público da melhor idade e por isso preparou um artigo com alguns pontos relevantes para chamar a atenção de todos quanto valorização desse grupo que precisa de assistência à saúde física e emocional. Confira!

 

Quando começa a terceira idade?

A OMS – Organização Mundial da Saúde classifica como idoso ou terceira idade a pessoa com mais de 65 anos de idade, isso nos países desenvolvidos. Já nos países em desenvolvimento é considerada idosa a pessoa com mais de 60 anos.

De acordo com dados do IBGE, o número de população idosa no Brasil cresceu significativamente em 5 anos, com um acréscimo de 19%, o representa atualmente um total de 30,2 milhões de idosos no país. Diante dessa vertente, ações e projetos que garantam o cuidado e os direitos da terceira idade tornam-se indispensáveis, principalmente porque esse grupo ainda sofre com a falta de reconhecimento da sociedade e até da família. Por isso o Estatuto do Idoso tem sido importante para a mudança dessa triste realidade.

 

Estatuto do Idoso

O Estatuto do Idoso, que está em vigência no país desde 1º de outubro de 2003, tem como objetivo assegurar os direitos as pessoas com idade superior a 60 anos, a saber: a integração via lazer, acesso ao transporte público, o entretenimento, a educação voltada a cursos especializados, as manifestações culturais, acesso aos medicamentos gratuitos nos postos de saúde, vagas demarcadas de estacionamento, enfim, toda a valorização social destinada aos aposentados que impõem novas projeções e desafios.

Assim, apoiado no Estatuto espera-se que a discriminação e o descaso para com os idosos sejam abolidos, de modo que eles possam viver a velhice com integridade e bem-estar.

 

Cuidados de hoje para a boa velhice amanhã

Cada dia que passa ficamos mais próximo da velhice. Embora essa afirmação seja óbvia, a maioria das pessoas não pensa no dia de amanhã, principalmente quando se trata de saúde. Por isso, para envelhecer bem é necessário adotar atitudes saudáveis ainda na juventude.

As principais ações vão garantir que a melhor idade seja, de fato, a melhor é praticar esportes de acordo com sua capacidade física; manter uma alimentação saudável e de qualidade; participar de programas de integração social e qualidade de vida e ainda praticar atividades produtivas que contribuam para aquisição de novas experiências. Além disso, cuide da sua saúde mental a fim de manter o estado emocional equilibrado, pois terá uma vida muito mais valorizada e proveitosa.

E caso você já tenha chegado à terceira idade não se preocupe, ainda dá tempo de começar hoje mesmo a praticar essas dicas e desfrutar de uma saúde plena.

 

Homenagem Policlínica

As pessoas da Terceira Idade são aquelas que possuem uma bagagem profissional, cultural e emocional enorme, que passaram por muitas experiências e problemas para criaram suas famílias. E como não homenagear esse grupo de pessoas que nos fez chegar até aqui.

A equipe Policlínica reconhece a sua importância para toda a sociedade e dedica este espaço para agradecer, cuidar e abraçar todos os idosos pelo seu precioso dia. Conte conosco para fazer da sua melhor idade a melhor fase da sua vida. Parabéns!


Voltar
Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas