Policlínica Fazenda Rio Grande

25 de novembro – Dia Nacional do Doador de Sangue

Home>Notícias>25 de novembro – Dia Nacional do Doador de Sangue
25 de novembro – Dia Nacional do Doador de Sangue
Por: admin

Com certeza alguma vez na vida você ou alguém que você conhece já doou sangue. Esse ato que ajuda a salvar vidas deve ser celebrado, pois é por causa da voluntariedade de cada um que pessoas recebem uma segunda chance. A Policlínica admira cada cidadão que ainda com medo age com solidariedade. Por isso, neste dia 25 de novembro celebramos o Dia Nacional do Doador de Sangue. Confira neste artigo informações importantes sobre esse ato de amor!

 

Por que comemorar o Dia do Doador de Sangue?

O Dia do Doador Voluntário de Sangue foi estabelecido através do Decreto de Lei nº 53.988, de 30 de junho de 1964, assinado pelo presidente Castello Branco, definindo o dia 25 de Novembro – data do aniversário da fundação da Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue – como a data oficial do doador de sangue no Brasil. 

Entretanto, mais do que simplesmente comemorar o Dia Nacional do Doador de Sangue, a data tem como objetivo valorizar a ação dos voluntários anônimos e também conscientizar a todos sobre a importância da doação para salvar vidas.

Além disso, a divulgação da data também tem como foco aumentar os estoques de sangue no país, pois nos períodos de férias as doações caem até 30%, de acordo com o Ministério da Saúde. Então, antes de sair de viagem passe no hemocentro, colabore com a vida e faça parte dos mais de 3,5 milhões de doadores de sangue no Brasil. Mas atenção: confira a seguir algumas recomendações para uma doação de sucesso.

 

O que saber antes de doar sangue?

Embora seja um ato voluntário, é necessário seguir algumas orientações, como ter idade entre 18 e 65 anos; boa condição de saúde e peso acima de 50kg. Já para o dia da doação o Ministério da Saúde orienta:

Não fique em jejum; 

– Evite o consumo de alimentos gordurosos (como leite integral, queijo e manteiga) três horas antes da doação; 

– Fique em repouso mínimo de seis horas na noite anterior à doação; 

– Não consuma bebidas alcoólicas nas doze horas anteriores; 

– Não fume por pelo menos duas horas antes da doação; 

– Pessoas que exercem profissões como pilotar avião ou helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, subir em andaimes e praticar paraquedismo ou mergulho devem interromper as atividades por 12 horas; 

– Plantonistas não devem doar após terminar o expediente; 

– Não fazer exercícios físicos antes de doar; 

– Quem colocou piercing ou fez tatuagem nos últimos doze meses não pode fazer a doação de sangue; 

– Quem fez endoscopia nos últimos doze meses também não pode doar sangue. 

Agora que você já sabe um pouquinho mais sobre esse ato de solidariedade, que tal doar sangue hoje mesmo e ajudar a salvar vidas?


Voltar
Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas