Policlínica Fazenda Rio Grande

Depressão pode ser diagnosticada por exame de sangue, saiba como:

Home>Notícias>Depressão pode ser diagnosticada por exame de sangue, saiba como:
Depressão pode ser diagnosticada por exame de sangue, saiba como:
Por: admin

Hoje, a depressão afeta 10% da população brasileira, um dos principais problemas é o método de diagnóstico e tratamento da doença, pois como se trata de uma doença emocional, varia de paciente para paciente.

 

Mas a tendência é que isto melhore, pois, os alunos da Universidade de Northwestern, nos EUA, conseguiram desenvolver um exame de sangue que a partir de marcadores biológicos pode diagnosticar, e também mensurar a efetividade do tratamento da depressão.

 

Atualmente, a doença é diagnosticada através de avaliações médicas feitas por especialistas, que traçam através da análise do humor, do comportamento e também aplicando questionários para os pacientes. Porém com a nova metodologia criado pelos estudantes, por um simples exame de sangue aonde a partir da medição dos níveis de nove marcadores sanguíneos de RNA. As moléculas de RNA são mensageiros que interpretam os códigos genéticos do nosso DNA.

 

Então, através deste resultado é possível traçar a depressão e também o tratamento mais adequado, e fazer regularmente exames para detectar a resposta do tratamento. Vale lembrar que os marcadores variam por faixa etária e os estudantes estão cientes disto.

 

O que nos resta é esperar que este método seja aprovado e logo possa estar sendo aplicado nas clínicas de modo a atingir um diagnóstico mais assertivo da doença.

Fonte: IG Saúde


Voltar
Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas