Policlínica Fazenda Rio Grande

A cor de suas fezes pode dizer muito sobre a sua saúde.

Home>Notícias>A cor de suas fezes pode dizer muito sobre a sua saúde.
A cor de suas fezes pode dizer muito sobre a sua saúde.
Por: admin

Parece constrangedor admitir, mas analisar as fezes pode ajudar a identificar problemas de saúde e evitar problemas piores no futuro. Além de refletir o tipo e qualidade de alimentos que ingerimos, as fezes podem denunciar problemas intestinais ou doenças, como hepatite ou úlcera gástrica.

Uma pessoa saudável defeca diariamente e suas fezes, geralmente são castanhas e de textura homogênea. Caso apresente alguma das alterações citadas abaixo por mais de três dias, procure um gastroenterologista para verificar se há algum problema grave iniciar o tratamento quanto antes.

Fezes amarelas
Quando ingerimos muita gordura e o intestino não consegue digeri-la as fezes ficam amarelas. Esse problema pode estar relacionado à doença Celíaca, em que a capacidade de absorção do intestino é prejudicada ou ainda pode representar infecção intestinal.

Fezes verdes
Se você tem um metabolismo acelerado ou está passando por um momento de estresses, é comum que seu intestino não tenha tempo para digerir a bile, dando a tonalidade esverdeada para suas fezes. Há ainda pessoas que fazem ingestão de suplemento de ferro que também podem apresentar fezes de coloração verde.

Fezes avermelhadas
A não ser que você tenha comigo beterrabas, as fezes avermelhadas podem indicar a presença de sangue, o que pode significar que seu ânus está machucado ou que está com alguma hemorragia interna.

Fezes escuras
Caso você não faça uso de suplemento e ferro (que pode dar essa tonalidade escura às fezes), procure um médico. Pois as fezes muito escuras são sinal de  sangramento interno, geralmente no início do tubo digestivo devido a úlceras ou varizes esofágicas.

Fezes claras
As fezes claras, ou esbranquiçadas, podem ser sinal de problemas no fígado ou nas vias biliares.

 


Voltar
Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas