Policlínica Fazenda Rio Grande

A importância da enfermagem e do enfermeiro

Home>Notícias>A importância da enfermagem e do enfermeiro
A importância da enfermagem e do enfermeiro
Por: admin

Geralmente, muitos profissionais estão envolvidos no processo de cuidado com a saúde. Dentre eles, neste artigo, destacaremos a importância dos profissionais de enfermagem, os quais são indispensáveis na assistência ao paciente.

O papel do enfermeiro

O enfermeiro atende as necessidades de enfermagem, a fim de suprir o cuidado integral de cada paciente. Quanto ao processo gerencial, o objetivo do profissional de enfermagem é organizar o trabalho e os recursos humanos, de modo a criar e implementar as condições adequadas para o desenvolvimento do trabalho. Já no que se refere à logística, o enfermeiro atua na operação de armazenamento, distribuição e atendimento das legislações de insumos e, ainda, realiza o gerenciamento e atendimento direto da população nas unidades de saúde, farmácias hospitalares e na administração beira leito.

De modo geral, a enfermagem e os profissionais dessa área não são coadjuvantes no processo de cuidado com a saúde, mas sim, de protagonistas, pois tem um papel relevante no trabalho com os pacientes, patrimônio, segurança e gestão.

Interesse pela área

Devido a importância dessa área da saúde, a busca por cursos de enfermagem tem crescido no Brasil. O conhecimento abordado são os mais diversos, desde o bem-estar dos pacientes até vários tipos de processos, como partos normais, acompanhamento de coma e o tratamento de diversos tipos de paciente.

Portanto, o reconhecimento dessa bela profissão deve ser real e contínuo, pois são os enfermeiros que conduzem todo cuidado de melhora na saúde.