Policlínica Fazenda Rio Grande

A saúde materna é crucial para a saúde das crianças

Home>Notícias>A saúde materna é crucial para a saúde das crianças
A saúde materna é crucial para a saúde das crianças
Por: admin

Em uma época que se exige muito das mães – trabalhar, cuidar da casa, dos filhos, marido e, ainda, estar sempre bela e disponível, é fundamental trazer à baila a importância do cuidado com a saúde dessas mulheres. Principalmente, porque estudos recentes apontam que a saúde materna é indispensável para a garantir a saúde da criança.

 

Mãe saudável = Filho saudável

De acordo com a pediatra Valéria Clemente (diretora de projetos da Kantar Health), “não existe uma criança feliz com uma mãe infeliz ou doente”. Assim, para que essa mãe esteja bem, os cuidados precisam ser intensos, não somente no pré-natal, como também no pós-parto, pois é justamente esse o momento de mais transformações na vida da mulher – transformações físicas e hormonais. Portanto, é necessário que a mãe seja cuidada física e mentalmente para que a criança receba o melhor cuidado também.

Além disso, a mãe não é peça fundamental somente no cuidado da saúde do filho, mas também, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), ela é a principal provedora de cuidados nutricional, da saúde bucal e psicológica das crianças. Logo, garantir a saúde da mãe é sinônimo de garantia de saúde, não apenas da criança, mas de toda a família.        

 

Mortalidade materna

Embora a mãe seja fundamental para a saúde da criança, as taxas de mortalidade materna são altíssimas e assustadoras, pois segundo dados da UNICEF, a cada um minuto uma mulher morre de complicações no parto, aproximadamente 529.000 por ano e, geralmente, a maior parte nos países em desenvolvimento. No Brasil, país em desenvolvimento, o número é de 44 mortes para cada 100.000 nascimentos.  Apesar de haver uma queda nessa taxa, o país ainda está longe de alcançar o Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM) da ONU, de 35 mortes por 100.000 nascimentos.

Portanto, para que esse objetivo seja atingido é necessária uma junção de esforços tanto a nível internacional, nacional e regional, quanto das comunidades e famílias para se garantir a saúde da mãe e, a longo prazo, de uma sociedade. Assim, principalmente para você mãe, não negligencie o cuidado com a sua saúde, pois seu filho estará bem quando você estiver bem.

 

Agora que você já sabe o quão importante é cuidar da saúde materna, conte com a Policlínica, que dispõe de várias especialidades médicas e poderá atende-la com todo cuidado e seriedade.


Voltar
Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas