Policlínica Fazenda Rio Grande

Água: o elemento fonte de vida

Home>Notícias>Água: o elemento fonte de vida
Água: o elemento fonte de vida
Por: admin

Mundialmente, no dia 22 de março é comemorado o Dia da Água, um recurso natural necessário para a manutenção do equilíbrio dos ecossistemas. A data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1922, tem como propósito alertar a população do mundo sobre a necessidade de preservar esta fonte de vida do planeta Terra. Contudo, a preocupação com água deveria fazer parte do cotidiano das pessoas, e não somente neste dia, pois esse recurso hídrico está presente em todos os momentos da nossa vida, seja na higiene pessoal, consumo, preparo de alimentos, saúde, transporte e até na geração de energia. Dessa forma, se houver um uso consciente, não é somente sem água que todos vão ficar. Veja a seguir o quão importante ela é e como preservá-la.

Água para quê?

Já elencamos no início alguns usos da água, mas nesta seção queremos destacar a sua importância para o corpo humano, visto que 60% do peso corporal são constituídos de água. Isso porque a água exerce várias funções no organismo, como:

> Compõe as células e protege os tecidos corporais;
> Constitui o sangue;
> Atua no transporte de oxigênio, nutrientes e hormônios;
> Auxilia na desintoxicação do organismo;
> Ajuda no controle da temperatura corporal;
> Promove sensação de saciedade;
> Lubrifica as articulações;
> Aumenta a sensação de saciedade.

Em outras palavras, a água é o elemento mais importante e abundante no corpo humano, pois não o estocamos e precisamos repor diariamente para manter as funções acima ativas.

Já bebeu água hoje?

Há quem pense que para uma correta hidratação é necessário uma revolução no cotidiano. Ledo engano. Isso porque criar hábitos que levem ao consumo natural de água deve ser simples e automático. Por exemplo, carregue sempre uma garrafinha de água consigo e beba água antes das refeições. São medidas simples que com o tempo se tornarão naturais e automáticas e o seu corpo sentirá os efeitos positivos dessa rotina.

Água: se não cuidar, vai acabar

Como vimos, a água faz parte de tudo que envolve a vida e, por isso, a preservação hídrica é necessária em todas as suas amplitudes, abrangendo desde os rios até os mares e oceanos, necessitam de atenção e cuidados.

Segundo dados da ONU – Organização das Nações Unidas, 40% da população mundial vive em condições escassas de água. Outro dado alarmante é que 1,8 bilhão de pessoas consomem água de fontes não protegidas.

Portanto, para que esses dados não aumentem ainda mais é indispensável começarmos hoje a evitar o desperdício e preservar esta fonte de vida.

Assim, com medidas simples, como não poluir as fontes de água, tomar banhos rápidos e evitar o desperdício contribuem para a água durar mais tempo. Além disso, educar as novas gerações é o meio necessário para superar barreiras e garantir a qualidade de vida para homens, animais e vegetais.

Se todos cuidar, a água não vai faltar. Faça a sua parte! Não somente no Dia Mundial da Água, mas todos os demais 364 dias do ano. A humanidade agradece.


Voltar
Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas