Policlínica Fazenda Rio Grande

Bebê com bronquite? Saiba como tratar.

Home>Notícias>Bebê com bronquite? Saiba como tratar.
Bebê com bronquite? Saiba como tratar.
Por: admin

Há duas doenças infecciosas que afetam o trato respiratório de bebês de colo e crianças pequenas: a bronquiolite e a bronquite. A primeira afeta os bronquíolos e a segunda os brônquios. As crianças podem contrair estas infecções entrando em contato diretamente com secreções respiratórias, mãos ou objetos de pessoas contaminadas.

Os sintomas que aparecem após o terceiro dia de contaminação são catarro, com febre e obstrução do nariz. Após o vírus estender-se aos brônquios e bronquíolos, ocorre a irritação e o estreitamento dessas vias respiratórias. A criança passa a ter problemas ao mamar, por sentir-se cansada ao forçar a para respirar. Além disso, terá sono agitado e dormirá muito mal.

Se a respiração da criança ficar cada vez pior e você observar que seus lábios estão ficando roxos ou azulados, recomenda-se procurar um médico pediatra para uma consulta o mais breve possível.

Em casos menos críticos, para tratar o bebê com bronquite não é necessário apenas medicamentos. São necessários cuidados específicos. Recomenda-se o uso de umidificador de ar para ajudar a desobstruir as fossas nasais da criança, ou então fazer uso de aparelho de inalação. Mas lembre-se de seguir à risca as recomendações do pediatra.

Outra recomendação é que se aspire o nariz do bebê algumas vezes ao dia, pois como não sabe expelir o catarro sozinho, será necessário ajuda-lo a tirar o muco que dificulta sua respiração.

 

Por fim, alguns cuidados podem ser tomados para evitar a contaminação, como evitar ambientes fechados e aglomerações; sempre lavar as mãos antes de pegar bebês pequenos e prematuros e evitar colocar crianças menores de 2 anos em contato com pessoas gripadas ou resfriadas.

Fonte: Conversando com Pediatra

 


Voltar
Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas