Policlínica Fazenda Rio Grande

Câncer colorretal: o que é e como se prevenir?

Home>Notícias>Câncer colorretal: o que é e como se prevenir?
Câncer colorretal: o que é e como se prevenir?
Por: admin

De acordo com estimativas do Inca – Instituto Nacional de Câncer, neste ano de 2018 devem surgir aproximadamente 36 mil novos casos de câncer no país. Além do número assustador, a região que deve ter maior incidência é o Sudeste, com previsão de mais de 20 mil. Diante de dados tão alarmantes, é necessário conhecer sobre a doença e como se prevenir.

O que é o câncer colorretal?

O câncer colorretal é definido como tumores que afetam o intestino grosso (cólon) e o reto. Na maioria das vezes, surgem a partir de pólipos, que são lesões benignas, que podem crescer na mucosa interna do intestino grosso.

Segundo Felipe Ades, oncologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, esses pólipos sofrem transformações com o tempo e adquirem alguns defeitos no DNA, o que pode se tornar um câncer, no entanto, esse processo de evolução demora em torno de 5 a 10 anos. Diante disso, a orientação é para que homens e mulheres com mais de 50 anos façam exame de colonoscopia e o de presença de sangue nas fezes periodicamente, a cada cinco anos, pois quando é detectado precocemente, as chances de cura são maiores.

O câncer colorretal está relacionado à predisposição hereditária, mas também ao estilo de vida, como alcoolismo, tabagismo e obesidade, além dos maus hábitos alimentares.

Sintomas e diagnóstico

Os sintomas mais comuns são anemia de origem desconhecida; alterações intestinais como prisão de ventre ou diarreia; desconfortos abdominais; sangramento nas fezes e anal e; ainda, sensação de intestino cheio mesmo após a defecação. Diante desses sintomas, procure um médico oncologista ou gastroenterologista para investigar os sinais. O diagnóstico é feito a partir de uma biópsia do pólipo e, confirmada a doença, o tumor é retirado por intervenção cirúrgica. Em alguns casos, é necessário dar continuidade ao tratamento com sessões de radioterapia e quimioterapia.

Prevenção

Para qualquer doença, a prevenção é sempre o melhor remédio, portanto, segue algumas dicas:

– Tenha uma dieta equilibrada e saudável, rica legumes, verduras e cereais;

– Pratique exercícios regularmente;

– Evite o consumo de bebidas alcóolicas e não fume;

– Não coma carnes processadas e consuma apenas 300g de carne vermelha cozida por semana.

Agora que você já sabe sobre o câncer colorretal, conte com a Policlínica para te ajudar a cuidar da sua saúde, agende uma consulta com os nossos médicos especialistas.


Voltar
Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas