Policlínica Fazenda Rio Grande

Com saúde não se brinca: o diagnóstico precoce e preciso pode salvar sua vida!

Home>Notícias>Com saúde não se brinca: o diagnóstico precoce e preciso pode salvar sua vida!
Com saúde não se brinca: o diagnóstico precoce e preciso pode salvar sua vida!
Por: admin

A hipótese diagnóstica é a base para a prescrição médica, logo, quanto mais precisa ela for, melhor e mais adequada será a intervenção médica e a prescrição da receita. Consequentemente o paciente tem maiores chances de recuperação.

Além da avaliação clínica e da experiência do médico, há diagnósticos por imagem, tecnologia que auxilia a prática da medicina, favorecendo uma intervenção em tempo oportuno. Contudo, para definir um diagnóstico, é preciso observar sinais e sintomas e, quanto mais precoce ele for, maiores são as chances de alterar o prognóstico, principalmente em doenças como o câncer, a diabetes, a hipertensão e a depressão.

À frente da necessidade de diagnóstico preciso e precoce, está a humildade do médico, pois aqueles que acreditam ter o diagnóstico perfeito sempre caem em erros desnecessários, comprometendo o tratamento do paciente e, por vezes, agravando o quadro clínico. A postura ética requer admitir que o ser humano falha.

Apesar de toda a tecnologia disponível no mercado e nos hospitais, ainda falta muito para se alcançar a excelência em atendimento. Falta administração de recursos, falta correta distribuição de aparatos e falta, principalmente, mão de obra qualificada, segundo especialistas.

É comum o paciente chegar reclamando de dores ou desconfortos e sair com diagnóstico errado ou impreciso, tratando por longo tempo de enfermidade que não tem e permanecendo doente, com o quadro clínico agravando. Isso faz com que a profissão caia em descrédito, e o paciente busque outras opiniões, até encontrar a resposta certa ao seu problema. Inclusive alguns tribunais têm aplicado severas penalidades a diagnóstico médico equivocado.

Hoje em dia é comum pais de alunos enviarem laudos às escolas, com doenças como TDAH, Dislexia, Autismo e Hiperatividade, alegadas por profissionais que não investigaram a fundo a criança e estipularam tratamentos agressivos, com remédios que comprometem até o funcionamento intelectual natural do aluno. Infelizmente é uma prática irresponsável.

Um centro de diagnóstico preciso com profissionais altamente habilitados faz toda a diferença na hora de identificar a enfermidade. A Policlínica Fazenda Rio Grande é um centro médico e de medicina diagnóstica que busca atuar como clínica médica multidisciplinar, proporcionando segurança e confiança aos pacientes por meio do atendimento ético e humanizado. Aqui a sua saúde é levada a sério, pois buscamos por contínuo aprimoramento e atualização profissional constante, valorizando a integridade, o respeito e a ética e dispondo de tecnologia de alta precisão em diagnósticos. Consulte nossos serviços e surpreenda-se com a seriedade do nosso trabalho, afinal, sua saúde é prioridade.


Voltar
Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas