Policlínica Fazenda Rio Grande

Como aproveitar as festas de fim de ano sem prejudicar a saúde

Home>Notícias>Como aproveitar as festas de fim de ano sem prejudicar a saúde
Como aproveitar as festas de fim de ano sem prejudicar a saúde
Por: admin

Passamos tanto tempo esperando e planejando nossas festas de Natal e Ano Novo que, quando elas chegam, tudo o que mais queremos fazer é aproveitar ao máximo. Por isso, é muito comum que nessa época, as pessoas cometam exageros em tudo: alimentação, bebida e hábitos do dia a dia. Mas, mesmo que os excessos ocorram por um curto período, eles podem trazer algumas consequências sérias para a saúde.

Pensando em evitar isso, procure balancear suas atividades antes, durante e depois das festas. Por exemplo, em relação à preparação para Natal e Ano Novo, procure não se estressar demais e cair na armadilha de querer fazer tudo de uma vez só. Às vezes sacrificamos muitas noites de sono e o planejamento da ceia, decoração, viagens e outras coisas podem fazer nosso corpo sofrer ansiedades que poderiam ser evitadas por um planejamento feito com bastante antecedência.

E quando finalmente chegar a véspera Natalina e a virada do ano, procure curtir com moderação. Nós todos sabemos que a fartura das ceias servidas nessas ocasiões é um convite para cairmos na tentação da gula, mas controle-se. Como as opções de alimentos são muito variadas, tente não experimentar tudo de uma só vez, mas vá comendo aos poucos e com calma, aproveitando as muitas frutas, legumes e vegetais sempre disponíveis para contrabalancear com alimentos mais pesados, como carnes e massas. Além disso, uma dica importante é: ao invés de comer muito de tudo, prove um pouco de cada opção. Assim você poderá aproveitar todas as delícias da mesa sem exagerar em nada e ainda ficará plenamente satisfeito.

As bebidas também precisam receber atenção especial. É comum aumentarmos o consumo de bebidas alcóolicas, mas o que manda é sempre a moderação. Para evitar ressacas e até mesmo comas alcóolicos, não misture bebidas destiladas com fermentadas em excesso. Também, mantenha seu corpo hidratado por intercalar a ingestão de álcool com bebidas como água ou sucos e isso ajudará inclusive a combater os efeitos causados no dia seguinte.

Passado o período de festas, invista em uma alimentação mais saudável e, se possível, comece a fazer exercícios físicos moderados, mas regulares. Esses passos te ajudarão a aproveitar ao máximo seu fim de ano e começar o seguinte com tudo! A Policlínica Fazenda Rio Grande incentiva todos a ter uma virada equilibrada e deseja a todos os pacientes, funcionários e colaboradores, um Feliz Natal e Próspero Ano!


Voltar
Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas