Policlínica Fazenda Rio Grande

Como identificar se seu filho tem intolerância à lactose.

Home>Notícias>Como identificar se seu filho tem intolerância à lactose.
Como identificar se seu filho tem intolerância à lactose.
Por: admin

Há a confusão comum entre alergia ao leite e intolerância à lactose. Os sintomas podem ser parecidos, mas a alergia ocorre com qualquer ingestão mínima de leite ou derivados. Já a intolerância pode ser amena, muitas crianças conseguem tomam um ou dois copos de leite sem apresentar problemas e só apresentarão sintomas se excederem a essa quantidade.

Mais especificamente, a intolerância à lactose é a incapacidade de absorver uma das proteínas presentes no leite (lactose). Não há reações alérgicas e sim desconforto abdominal, gases, cólica, fezes amolecidas, entre outros sintomas.

Os graus de intolerância podem variar, mas são mais comuns do que se imagina. Os principais sintomas são: dor abdominal, borborigmo, distensão abdominal, flatulência, diarreia aquosa explosiva, dermatite perianal, podem ocorrer desidratação e acidose metabólica em caso mais graves.

Se o seu filho apresenta esses sintomas com frequência, antes de cortar totalmente o consumo de leite, você deve consultar um pediatra. Caso a criança seja recém-nascida, continue amamentando e altere a sua dieta particular. Não se esqueça de que o leite é a maior fonte de cálcio presente no dia a dia das crianças.

Fonte: Conversando com Pediatra 


Voltar
Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas