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Como ser vegano e saudável?

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Como ser vegano e saudável?
Por: admin

A dieta vegana se diferencia da vegetariana por excluir, além das carnes, qualquer alimento de origem animal, como leite, ovos e gelatina. Por terem uma alimentação restrita e não consumirem proteínas animais, os veganos têm que aderir cardápios que contenham os nutrientes substitutos daqueles presentes em uma refeição onívora. Abaixo relacionamos os nutrientes indispensáveis para nosso organismo e seus respectivos substitutos para os veganos.

FERRO
O ferro está presente nas carnes, principalmente as vermelhas. É um nutriente que ajuda a transportar o oxigênio pelo organismo e sua falta pode causar anemia.
Os veganos absorvem podem encontrar no trigo, nos cereais, nas leguminosas, em vegetais verde-escuros – especialmente a couve -, e as frutas secas.

AMINOÁCIDOS
Podem ser encontrados nos cereais, nas castanhas e nas leguminosas. Mas a quantidade de aminoácidos nesses alimentos é diferente em relação à encontrada na proteína animal. Portanto, deve-se consumir em maior variedade e quantidade.

VITAMINA B12
Os alimentos enriquecidos, como cereais, extratos de levedura são os indicados para suprir a carência dessa vitamina. Em muitos casos é recomendado fazer uso de suplementos, pois essa vitamina é vital para a formação do sangue e o funcionamento do sistema nervoso.

ÁCIDOS GRAXOS ÔMEGA-3
A maior fonte de ômega-3 é o peixe, especialmente a sardinha e o salmão.
Os veganos podem consumir alimentos ricos em ácido linoleico (linhaça e nozes). O próprio organismo se encarrega de fazer conversão do ácido linoleico em ácidos graxos ômega-3.

VITAMINA A
A vitamina A é encontrada em frutas e vegetais que contenham betacarotenos, como cenoura, laranja e abóbora. A sua falta pode afetar a visão e a imunidade.

Para se manter saudável, o vegano deve ter uma dieta bem organizada e regrada, incluindo todos os alimentos que vão substituir a proteína animal e fornecerem vitaminas e minerais necessários para seu bem estar.

Geralmente a vitamina B12 e o cálcio são os que mais faltam nos veganos, já que, diferente dos vegetarianos, não consomem leite ou ovos. Por isso, é muito importante fazer acompanhamento médico e realizar exames regulares para verificar se há falta de algum nutriente, podendo, assim, fazer uso de suplementos.

Fonte: Portal do Coração


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