Policlínica Fazenda Rio Grande

Cuidados com a saúde das crianças nas férias

Home>Notícias>Cuidados com a saúde das crianças nas férias
Cuidados com a saúde das crianças nas férias
Por: admin

Julho. Férias. Crianças em casa e por todo lado. E mesmo com tanta diversão e brincadeiras é necessário estar atentos aos cuidados com a saúde das crianças nesse período. Não é porque não terá o contato com tantas crianças, como na escola, que podemos descuidar. Por isso, preparamos algumas dicas para que esse período de recesso escolar seja aproveitado ao máximo, com crianças livres de doenças para poderem brincar e descobrir o mundo.

 

Atenção aos acidentes domésticos

Recesso escolar é sinônimo de crianças em casa, e é justamente nesse período em que os casos de acidentes domésticos são mais recorrentes. De acordo com o Ministério da Saúde, acidentes e lesões não intencionais é uma das principais causas de morte de crianças de até 14 anos no Brasil, além de acidentes com produtos químicos e queimaduras. Portanto, todo cuidado é pouco quando o assunto é segurança das crianças. Para que diversão e segurança andem juntas, atente-se para algumas dicas, como:

  • Deixar remédios e produtos químicos longe do alcance das crianças;
  • Para evitar queimaduras, deixe sempre os cabos das panelas voltados para o centro do fogão;
  • Guardar objetos cortantes em lugares inalcançáveis pelas crianças;
  • Colocar proteção nas tomadas;
  • Estar atento às brincadeiras, como por exemplo, em piscinas e lugares altos;
  • Evitar deixar pisos molhados.

Seguindo essas orientações, é possível evitar situações de choque elétrico, intoxicação, queimaduras, quedas e afogamentos.

 

Tempo para fazer um check up

Nem só de brincadeira vive uma criança, pois para que ela aproveite cada minuto de diversão é necessário que sua saúde esteja em ordem, pois criança saudável é uma criança feliz. Então, por que não tirar um tempinho para realizar um check up e garantir que a saúde está em dia?! Alguns exames que podem ser feitos são: exames de urina; parasitológico de fezes; hemograma; detecção de alergias e intolerâncias; glicemia e, ainda; uma visita ao oftalmologista e dentista.

Já para as famílias que programaram viagem, é importante que verifiquem a ocorrência de casos de alguma doença na região a ser visitada, pois em algumas vacinas são obrigatória para alguns lugares, como a da febre amarela, por exemplo. Então, mantenha a caderneta de vacina em dia para garantir o bem-estar durante a viagem.

 

Curta as férias

Finalmente chegou o período tão esperado pelas crianças e famílias. Momentos de diversão, brincadeiras, viagem, visita aos familiares. Para curtir tudo o que as férias podem oferecer, faça uma programação de atividades, como por exemplo, atividades de leitura, passeios, jogos, filmes, vistas culturais e ainda atividades físicas. Essas e outras opções são meios ideais de entretenimento e cuidado com a saúde física e mental.

 

Depois dessas dicas, organize seu tempo para a realização de exames, consultas médicas e muitas brincadeiras e diversão com seus filhos. Ah, a última dica: conte com a equipe de médicos especialistas da Policlínica para cuidar da saúde das crianças. Ligue e agende sua consulta.


Voltar
Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas