Policlínica Fazenda Rio Grande

Cuidados com o ouvido: Saiba como evitar infecções

Home>Notícias>Cuidados com o ouvido: Saiba como evitar infecções
Cuidados com o ouvido: Saiba como evitar infecções
Por: admin

Você sabia que a cera tem um importantíssimo papel no sistema auditivo? Sua função é filtrar as impurezas e corpos estranhos além de possuir ação antibacteriana e antifúngica. Ela é produzida por glândulas da pele da porção mais externa do canal auditivo e é formada pela secreção das glândulas sendo rica em gordura e descamação de pele.

 

O que eliminamos ao retirar com as hastes flexíveis é somente o excesso da cera, não é indicado que ela seja retirada em limpeza, ou que estas limpezas sejam frequentes, pois o canal auditivo se torna mais suscetível a infecções pois ela é uma proteção natural do nosso organismo.

 

As infecções no canal auditivo costumam ser muito dolorosas e são combatidas com antibióticos utilizados no local. Outro ponto ruim de se eliminar totalmente a cera do canal auditivo é que a pele fica mais seca, aumentando a coceira e se tornando um vício, e com o ato de coçar o local, aumentam as chances de irritação e uma eventual infecção conhecida no meio médico por otite.

 

A melhor forma de efetuar uma limpeza é indo ao seu médico, para que ele possa fazer isto através da aspiração ou lavagem. Muitas pessoas acabam querendo fazer esta limpeza com as hastes flexíveis, porém correm um sério risco empurrar a cera para dentro, obstruindo o canal e dando sensação de surdez, se for introduzida até o fim do canal, pode ocorrer o risco de perfurar o canal e ter até perda auditiva.

 

Por fim, a sugestão é que seja aposentada a haste flexível sendo usada somente uma toalha para secar o ouvido após o banho. Se você limpa com frequência o ideal é que a limpeza seja feita somente externamente.

 

Fonte: Minha Vida


Voltar
Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas