Policlínica Fazenda Rio Grande

Cuidados para curtir o Carnaval sem dor de cabeça

Home>Notícias>Cuidados para curtir o Carnaval sem dor de cabeça
Cuidados para curtir o Carnaval sem dor de cabeça
Por: admin

O Carnaval 2018 está chegando e, com ele, o famoso “pé na jaca” aos cuidados que mantêm a saúde em dia. Para evitar a famosa ressaca do corpo e da autoestima depois que passa a euforia da festa, a Policlínica aconselha você a seguir as seguintes dicas:

  • Alimente-se bem. Dê adeus às dores de cabeça, tontura, mal estar e aquela sede insaciável depois do consumo do álcool. Quando o estômago está vazio, os efeitos do álcool são rapidamente absorvidos pelo organismo, ao passo que, bem alimentado, o processo é retardado, chega mais devagar na corrente sanguínea. Alimentos que protegem o fígado são os mais recomendados, alho, suco de beterraba, frutos do mar e azeite de oliva auxiliam na saúde do órgão, responsável por produzir enzimas que digerem o álcool. Durante a ingestão da bebida, intercale com acompanhamentos, como o queijo, a torrada e pedaços de carne, esses alimentos ajudam a retardar o processo de absorção da bebida no organismo.

 

  • Beba além do álcool. Acrescentar água ou bastante gelo na bebida ajuda a reduzir a concentração alcoólica. Antes de se jogar na cerveja, beba muita água, suco natural e água de coco. Assim, o corpo já se sentirá hidratado e saciado antes do primeiro “gole”. Até o carboidrato presente no refrigerante ajuda a metabolizar o efeito do álcool. Evite os destilados com misturas e concentração forte. Insistimos: beber água antes, durante e depois das festas ajuda muito a diluir os efeitos da bebida. Invista em líquidos que recuperam os minerais perdidos, como os isotônicos. Porém, evite o café, pois seus efeitos também são diuréticos, potencializam a desidratação. Chá está permitido e recomendado, porque desintoxica.

 

  • Não fume enquanto bebe. A nicotina impede a perfeita passagem de oxigênio no sangue e, consequentemente, potencializa a intoxicação e os efeitos da ressaca. Aí está uma dupla mortal. Não misture.

 

  • Acordou com aquela ressaca? Evite alimentos gordurosos, leitosos e frituras. Caso contrário o efeito será um grande desconforto, já que o processo de digestão está mais lento devido à presença incomum de quantidade de álcool no sangue.

 

  • Descanse. Além da tonteira, da dor de cabeça e do mal estar, seu cérebro estará pedindo uma trégua, pois os neurônios também foram afetados pela bebedeira. Evite barulho, pois provavelmente sua mente pedirá paz até as células cerebrais se recomporem.

 

  • Cuide da pele. Além da saúde do corpo, vale lembrar alguns cuidados essenciais com a pele, que também sofre os danos da desidratação provocada pela bebida. Retire completamente a maquiagem antes de descansar. Maquiagem em excesso durante períodos muito longos bloqueiam os poros. Não se exponha ao sol no período entre 10h e 16h, quando os raios UVA e UVB estão mais fortes. Use protetor solar. Se possível, use guarda-sol de tecido grosso e acessórios, como o chapéu. Proteja-se.

Invista na sua saúde, porque cinza tem que ser a quarta feira depois da folia, não seu humor. A Policlínica deseja aos seus clientes um ótimo Carnaval.

 


Voltar
Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas