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Dez Dicas Para Manter Seu Desempenho e Saúde no Verão

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Dez Dicas Para Manter Seu Desempenho e Saúde no Verão
Por: admin

Sabe aquela cota habitual de alimentos diários que ingerimos e, por vezes, pesa mais na consciência que no estômago? No verão, em especial, ela precisa ser alterada, caso contrário seu organismo vai reclamar, quando não, lhe trazer uma indisposição desagradável. É comum nos sentirmos mais cansados e lentos no verão, porque até mesmo o gasto calórico diminui sem atividade física constante e, diga-se de passagem, o calor desestimula a movimentação contínua, principalmente depois de uma refeição pesada.

Aí vão dez dicas para manter a saúde e o desempenho no verão:

Dica 1: Comece a alterar seu cardápio! Sim, isso já significa parte do sucesso, a decisão de sair da zona de conforto é um passo essencial para atingir o objetivo, e começar é passar do plano imaginário para o plano real, então, ligue o botão start;

Dica 2: Trace as metas para alcançar saúde e disposição, mas atenção para mudanças bruscas, elas podem gerar efeito inverso do esperado. Devagar e constante.

Dica 3: Crie hábitos rotineiros para que seu bom desempenho não vire ilusão. Ainda que muitas vezes o cansaço de um dia muito quente lhe convide ao desânimo, insista em alimentos mais leves, não gordurosos e menos leitosos;

Dica 4: Hidrate muito seu corpo, pois a água é o combustível de toda a engrenagem dessa máquina humana que você é. Beber no mínimo dois litros de água por dia é fundamental. Um estudo feito pela Universidade de Illinois e publicado pela revista Super Interessante revela que a ingestão de água reduz a absorção de calorias, do sódio, do colesterol e do açúcar no organismo e, claro, vai lhe proporcionar uma agradável sensação de bem estar;

Dica 5: Faça ao menos 30 minutos diários de exercício, de preferência quando o calor do dia ainda estiver fraco, como de manhã cedo ou ao entardecer. Se a academia não lhe atrai, troque o carro ou o ônibus por uma caminhada diária. Por mais atarefado que seja seu dia, programe um tempo na sua rotina para os exercícios. Nada pode ser mais importante que sua saúde e ela deve ser tratada como prioridade. Exercício e disposição física estão intimamente interligados;

Dica 6: Faça refeições leves. Sair da mesa com uma pequena sensação de fome pode ser desconfortável, mas em longo prazo seu organismo agradecerá;

Dica 7: Prefira alimentos integrais, ricos em fibras, que auxiliam no processo de digestão;

Dica 8: A última refeição é bem vinda até 3 horas antes de dormir. Não há nada mais desconfortável e prejudicial à saúde do que dormir com o estômago lotado, aliás, o sono reparador também melhora seu desempenho diário;

Dica 9: Evite açúcar e carboidrato. Não precisa de um corte drástico deles nas refeições, mas permita-se compensar o esforço numa única refeição semanal com um prato que lhe agrada, como uma pizza, por exemplo. O aumento do consumo de carboidrato aumenta o tecido adiposo, aumenta a sonolência e provoca a hiperglicemia, resultando em cansaço e fadiga e, consequentemente cooperando para a exaustão;

Dica 10: Estreite os vínculos sociais. Se tiver liberdade para definir o local do encontro entre amigos, tome a frente e escolha um lugar que já conhece o cardápio e lhe possibilite uma refeição mais saudável enquanto socializa. Nada impede dos encontros serem ao ar livre, uma caminhada no parque para colocar a conversa em dia vai cooperar com vínculos afetivos e potencializar o desempenho e a saúde do colega também. A amizade agradece.


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