Policlínica Fazenda Rio Grande

Dia 26/07 – Dia dos Avós

Home>Notícias>Dia 26/07 – Dia dos Avós
Dia 26/07 – Dia dos Avós
Por: admin

Não tem como negar que é um privilégio poder desfrutar da relação entre avós e netos. O benefício dessa relação vai além das construções parentais e afetivas que a envolve e a ciência provou isso. Um estudo recente comprovou que a contribuição advinda dessa relação é vantajosa e benéfica para ambas as partes. Não importa se estão longe ou perto, saudáveis ou debilitados, o fato é que quanto mais contato houver entre avós e netos, mais felizes serão. E por isso, no dia dos avós (26/07), preparamos um post para enaltecer esse vínculo entre avós e netos, bem como apontar a importância dessa relação.

 

O que a ciência diz

Um recente estudo realizado por uma universidade americana reforçou a tese de que a relação entre avós e netos pode trazer benefícios generalizados. A pesquisa conclui que quanto mais próximos as duas gerações estiverem, menos problemas psicológicos sofrerão, como a depressão, por exemplo, pois o apoio emocional que recebem um do outro faz com que consigam enfrentar os problemas da vida. Além disso, os conhecimentos e habilidades transmitidos aos netos pelos avós faz com que a geração mais nova crie uma maior sobrevivência, devido às experiências da geração mais velha.

 

Os benefícios da convivência  

Não precisamos nos esforçar muito para perceber como a interação entre avós e netos é benéfica. Mas para que não houvesse dúvidas, a Boston College, dos EUA, comprovou cientificamente os benefícios dessa convivência. Durante 19 anos, 374 avós e 356 netos foram avaliados, com o objetivo de compreender como essa relação influencia na vida das crianças e dos idosos.

O resultado mostra que os benefícios desse relacionamento é uma via de mão dupla, ao mesmo tempo em que se dá, também se recebe. No caso dos avós, o contato com uma geração mais nova permite que eles abram a mente para novas ideias. Já para os netos, a sabedoria passada pelos avós devido à experiência de vida acaba sendo incorporada pelas crianças, e é aplicada na vida adulta.

Diferentemente da relação entre pais e filhos, a interação entre avós e netos é despretensiosa e divertida, pois na maioria das vezes, os avós dispõem de tempo para levar os netos para passear ou brincar, sem que isso seja uma obrigação; pelo contrário, é uma oportunidade de curtir o neto e se divertir de verdade com ele.

Há, contudo, uma diferença entre os avós que cuidam dos seus netos enquanto os pais trabalham, pois nesse caso, há a necessidade de seguir regras e horários, o que tira um pouco da diversão. Portanto, é importante que haja um rodízio entre os familiares para que os avós possam ter um tempo de descanso, porque afinal, cuidar de netos é bastante desgastante.

 

A relação entre avós e netos que moram longe

Para aqueles avós e netos que moram longe, hoje em dia a distância não é mais um problema tão, uma vez que as novas tecnologias permitem a interação entre eles. Mesmo longe, os avós podem participar da vida dos netos e matar um pouquinho da saudade, mesmo sem poder tocar. Mas uma coisa é certa, quando se encontram a festa, amor e carinho são garantidos, portanto, nessas ocasiões vale quebrar um pouco as regras de rotina para que o momento seja aproveitado o máximo, tanto pelos avós quanto pelos netos.

Neste dia dos avós oferecemos a nossa homenagem e carinho as pessoas mais amáveis do mundo, que com toda experiência, sabedoria e paciência transmitem as futuras gerações o valor da vida. Por isso, vovós e vovôs aproveitem o seu dia rodeados por seus netinhos, pois aqui está o segredo da saúde física, mental e emocional.


Voltar
Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas