Policlínica Fazenda Rio Grande

Home>Notícias>Em breve, crianças poderão tomar somente uma vacina para se proteger de várias doenças
Por: admin

Um dos presentes que muitas crianças gostariam para este 12 de Outubro com certeza seria o fato de poder ter a sua carteira de vacinação completa com apenas uma única dose de vacina.

A realidade ainda não é esta, mas pode estar próxima, pois uma tecnologia que está sendo desenvolvida nos EUA pretende fazer exatamente isto. A ideia do projeto é criar uma vacina única, onde a criança tomasse e ficasse imune de uma só vez.

A ideia é que esta vacina reunisse cápsulas microscópicas que seriam liberadas de tempos em tempos, o estudo já está em testes e os cientistas afirmam que a tecnologia poderia ajudar muitos pacienteis.

Quem deu início a esta ideia foram os cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que desenvolveram estas micropartículas que são preenchidas com as vacinas e fechadas, e a ideia é que ao ser aplicada no paciente, possa ser “quebrada” e liberada a dose da vacina no momento certo.

Testes mostraram que a liberação pode ocorrer no tempo exato de 9.20 e 41 dias depois da vacina ser injetada, segundo um dos cientistas que está participando do projeto “Nós estamos muito animados com esse trabalho. Pela primeira vez, nós podemos criar uma ‘biblioteca’ de pequenas partículas de vacina fechadas em uma cápsula, cada uma programada para ser liberada num tempo exato, para que as pessoas um dia possam receber uma única injeção que, na verdade, teria diversas vacinas dentro dela”, disse Robert Langer, do MIT.

Os testes continuam, e quem sabe em breve as crianças e também adultos poderão se beneficiar dos resultados.