Policlínica Fazenda Rio Grande

Faça um check-up e comece o ano despreocupado.

Home>Notícias>Faça um check-up e comece o ano despreocupado.
Faça um check-up e comece o ano despreocupado.
Por: admin

2017 começou, e muitas pessoas fazem promessas para cuidar mais da saúde e praticar atividades físicas. Um detalhe que faz toda a diferença e às vezes acaba passando despercebido é a realização de exames de rotina, o conhecido check-up.

Os exames de rotina são extremamente importantes para detectar alterações cardíacas e demais alterações que dizem respeito ao nosso organismo, muitas pessoas não tem noção sobre quais exames devem fazer.

Por isso separamos alguns dos exames indicados para fazer periodicamente por faixa etária, mas é muito importante ressaltar, o check-up começa em um consultório, somente com uma consulta o médico pode diagnosticar quais são os exames realmente necessários, de maneira alguma procure fazer algo sem o consentimento médico.

Crianças: Se os pais ou avós possuem histórico de colesterol elevado, recomenda-se que o primeiro exame de rotina seja feito com 2 anos de idade, se não há esta pré-disposição pode ser feito entre 5 e 10 anos de idade.

Adolescentes: Nesta época, as mudanças no corpo necessitam de uma maior observação, entre os exames indicados, podemos citar os que detectam anemia, deficiência de vitamina D e ferro. O coração merece uma atenção especial, com o exame ergométrico e eletrocardiograma, funções como fígado, rins, tireoide e possíveis alterações de glicose e insulina também costumam ser investigadas.

Adultos: Na faixa entre 20 e 39 anos, muitas pessoas acabam esquecendo de realizar exames periódicos, mas esta prática não é aconselhada. Além dos exames citados para os adolescentes podemos incluir ultrassom de abdômen total e RX do tórax. Já para as mulheres, aconselha-se fazer também ultrassom das mamas, transvaginal e o exame de Papanicolau anualmente. Após os 40 anos, indica-se, além dos exames já citados, para os homens a inclusão do exame para verificação da próstata.

Para atletas ou quem está retornando a fazer atividades físicas, os exames seguem os acima e acrescenta-se alguns específicos para funções cardiovascular e pulmonar, geralmente é indicado o teste ergométrico de esforço, ecocardiograma e eletrocardiograma.

O cuidado com a sua saúde deve ser levado a sério e estar dentro do seu planejamento anual, esta lista traz apenas uma ideia geral dos possíveis exames, mas lembre-se é sempre seu médico quem irá determinar os exames a realizar.

 

Fonte: Bem Estar 


Voltar
Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas