Policlínica Fazenda Rio Grande

O mês de novembro adota a cor azul em prol do combate ao câncer de próstata

Home>Notícias>O mês de novembro adota a cor azul em prol do combate ao câncer de próstata
O mês de novembro adota a cor azul em prol do combate ao câncer de próstata
Por: admin

Seguido do mês destinado à prevenção e combate ao câncer de mama, o outubro rosa, o mês de novembro veste o azul em campanha que tem como foco o câncer de próstata. Essa é a doença que mais afeta a população masculina e é a sexta colocada no ranking mundial dos tipos de câncer mais comum.

A próstata é uma glândula que fica localizada na parte inferior do tronco masculino, entre a bexiga e o reto. Ela é responsável pela produção de grande parte do sêmen e tem uma parte localizada no início do canal urinário. Isso significa que ela desempenha uma função muito importante para o funcionamento do aparelho reprodutor do homem.

No que se refere ao câncer, não há até o momento um programa de prevenção, mas há alguns cuidados que contribuem para diminuir o risco de desenvolvê-lo, como por exemplo, uma dieta saudável e realizar exercícios físicos. Por outro lado, os fatores de risco para a doença envolvem histórico familiar, a idade e raça da pessoa, uma vez que o câncer de próstata tem uma incidência maior em homens negros.

Dado que o câncer não apresenta sintomas em seu estado inicial, para diagnosticá-lo, é recomendado por urologistas realizar o exame de toque anualmente após os 50 anos de idade. Apesar de ser motivo de desconforto para muitos homens, esse exame é fundamental, e não pode ser substituído por nenhum outro, ainda que o exame de sangue do tipo PSA possa ser realizado para complementar as informações do paciente.

Em caso de diagnóstico, o tratamento será recomendado por um oncologista de acordo com o estágio do câncer, podendo variar de uma vigilância ativa até a prescrição de medicamentos que ajudarão o paciente a prolongar sua vida com certa medida de qualidade, tendo um efeito de retardamento na evolução da doença.

Se você é homem e possui mais de 50 anos, não deixe de realizar os exames recomendados. A Policlínica coloca à sua disposição tanto os exames quanto opções de convênios médicos para que você esteja sempre em dia com a sua saúde. Sua vida é seu bem mais precioso, cuide dela em parceria com a Policlínica.

Fonte: Portal da Urologia