Policlínica Fazenda Rio Grande

O Outono chegou, saiba como se prevenir das doenças da estação

Home>Notícias>O Outono chegou, saiba como se prevenir das doenças da estação
O Outono chegou, saiba como se prevenir das doenças da estação
Por: admin

Estamos na estação que precede o inverno, entre as características principais do outono podemos citar a inconstância da temperatura, com dias muito frios e outros quentes, além de poucas chuvas, o que deixa o clima mais seco.

 

Por começar a ficar um pouco mais frio, esta época também aumenta a concentração de pessoas em ambientes fechados com pouca circulação de ar, o que é um prato cheio para doenças respiratórias, infecciosas e alérgicas que aumentam consideravelmente nesta época.

 

A grande maioria da população acaba contraindo algum tipo de doença respiratória, as mais comuns são a gripe e o resfriado, a primeira é causada pelo vírus influenza e é considerada mais grave, pois além dos sintomas triviais como dor no corpo, coriza e mal-estar, costuma vir acompanhada de uma febre que realmente derruba a pessoa. Já o resfriado é causado por diversos vírus, entre eles o rinovírus, e seus sintomas são um pouco mais leves que a gripe.

 

Ambas doenças são transmissíveis, principalmente quando o paciente tosse ou fala, e estar no mesmo ambiente pode aumentar as chances de contrair a doença. Se não tratada corretamente, ambas doenças podem causar complicações e inflamações que podem necessitar de uso de antibióticos. Geralmente o tratamento mais utilizado é o repouso junto com os remédios antigripais.

 

Para se prevenir, evite ficar em ambientes fechados com muita frequência, faça higienização nas mãos sempre que possível, caso esteja em contato com uma pessoa que está com gripe ou resfriado, evite usar copo e materiais que a pessoa utilizou, e para finalizar, procure um posto de saúde e tome a vacina contra a gripe, que com certeza irá garantir maior segurança para este período onde a doença mais atinge os brasileiros.

Fonte: Saúde Terra


Voltar
Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas