Policlínica Fazenda Rio Grande

O papel do nutricionista e a sua importância para a saúde

Home>Notícias>O papel do nutricionista e a sua importância para a saúde
O papel do nutricionista e a sua importância para a saúde
Por: admin

No dia 31 de agosto comemora-se o Dia do Nutricionista e para celebrar essa data a Policlínica preparou um artigo sobre o papel desse profissional e a sua importância para a saúde e bem-estar. Mas antes de adentrarmos no assunto, você sabe como e quando surgiu o Dia do Nutricionista? Se não sabe, vamos te contar. Essa data representa uma homenagem à criação da Associação Brasileira de Nutricionista (ABN), que foi fundada em 31 de agosto de 1949. De lá para cá o nome sofreu algumas alterações, como Federação Brasileira de Nutricionista e atualmente como Associação Brasileira de Nutrição (Asbran). Bom, agora que você já sabe um pouquinho sobre o porquê da celebração, confira a diferença que o nutricionista pode proporcionar para a vida.

 

O papel do nutricionista

Não há como negar que a alimentação é o fator determinante para se ter uma boa saúde e para realizar as atividades diárias de forma satisfatória, bem como para alcançar qualidade de vida. Dito isso, o profissional de nutrição tem como uma das funções contribuir para que esses propósitos sejam alcançados e, para isso, deve estar engajado na divulgação da importância da educação nutricional para uma vida mais sustentável.

No entanto, engana-se quem pensa que o papel do nutricionista é tão somente prescrever receitas dietéticas, uma vez que é uma atividade privativa a esse profissional, conforme previsto na Lei nº 8.234/91 e RES CFN n° 304/2003 do Conselho Federal de Nutricionistas. Mas pelo contrário, as atividades desenvolvidas pelo profissional de nutrição são bastante amplas, como por exemplo, atuação na nutrição clínica, nutrição e saúde coletiva, nutrição em esportes e até mesmo a docência em Nutrição.

Assim, o nutricionista está habilitado e capacitado para desempenhar funções de:

– Administração;

– Planejamento;

– Organização e Direção;

– Avaliação de serviços de alimentação e nutrição;

– Unidade de nutrição dietética e hospitalar;

– Terapia Nutricional e ainda;

– Elaboração e execução de programas de educação nutricional, dentre outras atividades da área educacional.

Diante da complexidade da atuação nutricional, esse profissional deve estar em constante aperfeiçoamento, visto que essa área avança rapidamente. Portanto, busque sempre por profissionais preparados e atualizados, como por exemplo, os que atuam na Policlínica Fazenda Rio Grande.

 

A importância do nutricionista

Diante dos diversos segmentos que o nutricionista pode atuar isso por si só já o faria importante, porém, o seu valor é muito maior, pois não oferece somente um cardápio personalizado, mas é capaz de gerar mudança no indivíduo tanto alimentar como de vida.

Isso ocorre porque o nutricionista tem uma visão ampla do indivíduo ao perceber os seus aspectos clínicos, mas também comportamentais. Em outras palavras, esse profissional é capaz de identificar os costumes e hábitos alimentares que interferem o estilo de vida e então, pode influenciar cada um a adquirir uma alimentação mais saudável sem deixar de ser prazerosa. Nesse sentido, se você pensa que é difícil mudar a sua prática de alimentação, entre em contato com a Policlínica e agenda a sua consulta com a nossa nutricionista. Mude a mente, mude o prato, mude a vida. Vem para a Policlínica.

A equipe da Policlínica parabeniza todos os profissionais de Nutrição que com tanta dedicação faz da vida das pessoas mais segura e feliz a partir de uma alimentação equilibrada. Feliz Dia do Nutricionista.


Voltar
Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas