Policlínica Fazenda Rio Grande

População brasileira ingere menos água do que o recomendado para a saúde

Home>Notícias>População brasileira ingere menos água do que o recomendado para a saúde
População brasileira ingere menos água do que o recomendado para a saúde
Por: admin

Os benefícios da ingestão de água para a saúde são indiscutíveis. Ela atua nas mais variadas áreas de nosso corpo, sendo um componente vital para o seu bom funcionamento. Quando consumida na quantidade adequada, a água pode ajudar a reduzir o cansaço, diminui problemas como dor de cabeça e até enxaquecas, ajuda na digestão dos alimentos prevenindo contra prisões de ventre, melhora nosso sistema imunológico e a qualidade da pele, e tem a capacidade de até mesmo melhorar nosso humor.

Mas, apesar de todos os prós, você sabia que estudos apontam que o brasileiro não ingere água o suficiente? Dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (Sban) apontam que do total de participantes de uma pesquisa para verificar o consumo de água, apenas 58% dos adultos tomam a quantidade recomendada do líquido, enquanto o número de crianças e adolescentes que não atingem o recomendado é de 30%.

Esses números servem como um alerta, especialmente no caso das crianças, pois a água tende a ser substituída por outras bebidas não saudáveis, como por exemplo, sucos industrializados e refrigerantes que apresentam alta taxa de açúcar em sua composição, o que compromete a saúde dos pequenos. A pesquisa aponta que o consumo dessas bebidas teve um aumento de 41%, enquanto a água caiu para apenas 33%.

O que também tem contribuído para que o brasileiro não beba a quantidade devida de água, são mitos relacionados à sua qualidade. Existe a crença de que ingerir água com Ph alcalino traria benefícios para a saúde, o que é uma inverdade pois, segundo especialistas, ao entrar em nosso organismo a água tem seu Ph alterado devido aos vários estágios que passa até ser plenamente processada no corpo. Outra fonte de questionamentos é sobre o sódio existente na água. Muitas pessoas acreditam que ela o contém em demasia e que isso pode fazer mal à saúde. Novamente essa crença é incorreta, pois a quantia de sódio existente em dois litros de água fica em torno de 70 miligramas, enquanto que a ingestão total recomendada para o organismo é de 2.000 miligramas ao dia.

Sendo assim, fica claro que não há motivos para não beber água. A Policlínica incentiva sua ingestão e relembra que o recomendado é consumir, pelo menos, dois litros do líquido por dia. Contudo, consultar uma nutricionista para saber exatamente a quantidade que o seu organismo precisa também é indicado. Agende uma consulta conosco e venha melhorar a sua qualidade de vida.

Fontes: VejaMelhor com saúde


Voltar
Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas