Policlínica Fazenda Rio Grande

Saiba como eliminar, e prevenir as pedras nos rins

Home>Notícias>Saiba como eliminar, e prevenir as pedras nos rins
Saiba como eliminar, e prevenir as pedras nos rins
Por: admin

Muitos acreditam que as pedras nos rins ocorrem somente após a vida adulta, e se há uma dieta rica em gorduras, mas não é verdade. A doença pode ser desenvolvida em qualquer faixa etária e além dos fatores citados acima, itens como histórico familiar podem sim influenciar a predisposição a doença, veja alguns itens que propiciam que os cálculos possam aparecer:

 

– Hábitos Alimentares.

– Alterações anatômicas do trato urinário.

– Sedentarismo.

– Medicamentos (diuréticos, corticoide, suplementação de vitamina C e D entre outros.)

– Em pessoas que tem diabetes.

 

Para se prevenir, é necessário investigar os itens acima, principalmente se há casos de histórico na família, além disso ao aparecer algum cálculo, com o seu diagnóstico é possível entender como se deu a formação dos cristais. Alguns fatores são universais como consumo excessivo de sal, oxalato, fosfato, cálcio, proteínas, além da diminuição da ingestão de citrato (encontrado em frutas cítricas), fibras, magnésico e água.

 

Segundo médicos, para se prevenir, aumente a ingestão de água, principalmente até a urina ficar clara, diminua o consumo de sódio, aumente a ingestão de frutas cítricas principalmente de laranja e limão, além de praticar atividades físicas regularmente.

 

Dentre todos os itens, com certeza o melhor aliado no combate aos cálculos renais é a ingestão de água em quantidade de pelo menos 2litros ao dia.

 

Infelizmente quem já sofreu, ou sofre com a doença, sabe que para expelir os cálculos geralmente é uma péssima sensação, em muitos casos ele costuma sair pelo próprio canal urinário, o que causa muita dor, ou em casos mais extremos somente com cirurgia que implode os cálculos, já em estágio avançado para que saiam com maior facilidade na urina.

Todo cuidado é necessário para evitar uma das principais doenças que afetam os brasileiros, se previna.

Fonte: Minha Vida


Voltar
Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas