Policlínica Fazenda Rio Grande

Saiba como prevenir a osteoporose

Home>Notícias>Saiba como prevenir a osteoporose
Saiba como prevenir a osteoporose
Por: admin

A osteoporose é uma doença que aflige todos os ossos do ser humano, deixando-os fracos e muito suscetíveis à fraturas. O interessante dessa patologia é que ela praticamente não apresenta sintomas e o portador não costuma sentir nenhuma dor específica, o que muitas vezes leva o diagnóstico a ser descoberto apenas quando há alguma quebradura.

Existem três grupos mais propensos a ter osteoporose: mulheres que se encontram no período pós-menopausa, devido à diminuição da produção de estrógeno; os idosos de maneira geral, que naturalmente tendem a apresentar uma constituição física mais enfraquecida agravada ainda pela falta de medidas preventivas no passado; usuários de medicamentos como corticoides e para tratamento de doenças que atingem os rins e fígado, entre outros.

Contudo, apesar de ser uma doença que traz muitos incômodos, sua prevenção é bastante simples e pode ser realizada por meio de atividades do dia a dia. A professora de reumatologia Zoraida Sachetto, da Unicamp, afirma que alguns ajustes nos hábitos alimentares, exercícios físicos regulares e tomar sol nos horários recomendados são a chave para manter os ossos do corpo saudáveis.

Nesse sentido, uma dieta rica em cálcio fortalece a estrutura óssea e reduz os riscos de desenvolver osteoporose. Ingerir alimentos como leite e seus derivados, desde a infância e manter esse hábito ao longo da vida adulta pode ser de grande ajuda na prevenção da doença. Também, uma rotina de atividades físicas moderadas como caminhadas, corridas, alongamentos e musculação contribuem para manter os ossos fortes. Exercícios de impacto acentuado não são tão recomendados pois aumentam consideravelmente as chances de uma lesão, o que prejudica o corpo.

Tomar o sol da manhã é também uma sugestão benéfica para a saúde. Recomenda-se o sol do período da manhã, rico em vitamina D e que é menos prejudicial à pele. Evite fumar, abusar de bebidas tais como álcool e café, além de ficar atento aos medicamentos os quais faz uso. Nesse sentido, procure a avaliação de um médico especializado para saber se o medicamento será um fator de risco para a osteoporose ou não.

A Policlínica pode te ajudar: possuímos a melhor equipe médica, com profissionais de qualidade prontos para te orientar, além de disponibilizar uma série de exames que poderão apontar ou não o diagnóstico da osteoporose. Venha cuidar de seus ossos na Policlínica Fazenda Rio Grande.

Fonte: G1, Brazil Health


Voltar
Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas