Policlínica Fazenda Rio Grande

SAIBA MAIS SOBRE DIABETES GESTACIONAL

Home>Notícias>SAIBA MAIS SOBRE DIABETES GESTACIONAL
SAIBA MAIS SOBRE DIABETES GESTACIONAL
Por: admin

Você que será mamãe em breve, você que ainda pretende esperar um pouco mais ou, até mesmo, você que não será mamãe, mas conhece alguma gestante, este artigo foi feito pensando em você, para lhe informar sobre algo muito sério que pode acometer as futuras mães: diabetes gestacional.

E não adianta achar que, como você tem uma saúde de ferro e nunca teve problemas com diabetes, isso não acontecerá em seu período de gravidez: quando a mulher está gestante, é comum que as taxas de açúcar subam além do considerado normal, a fim de preparar o corpo para alimentar o bebê, portanto, é preciso ter cautela.

Estima-se que, ao menos, 7,5% das gestantes brasileiras sofrem de diabetes gestacional. A doença, quando surge na gestação, é um sinal de alerta e precisa ser tratada o mais rápido possível. A relação entre a doença e o período gestacional está na placenta: alguns hormônios por ela são os responsáveis por interferir na ação da insulina, que é a grande responsável pelo controle do açúcar no sangue.

Caso não seja diagnosticado e devidamente controlado, o diabetes gestacional oferece riscos tanto para a mãe como para o bebê. Para mãe, são aumentadas as chances de hipertensão, eclampsia e outras complicações obstétricas. Para o bebê, oferece o risco de macrossomia fetal – que é quando o bebê ganha peso em excesso – e de nascimento prematuro. Após o nascimento, os riscos continuam: o bebê pode sofrer de hipoglicemia neonatal, hipocalcemia e icterícia, além de ter maiores chances de sofrer de obesidade e diabetes quando mais velho.

Mas calma: é possível identificar o diabetes gestacional, a partir de um teste que deve ser realizado no início do sexto mês de gestação, demonstrando os níveis de glicose no sangue da gestante. Caso seja confirmado o diabetes gestacional, não se desespere, é possível controlá-lo mantendo uma dieta balanceada e diminuindo a ingestão de açúcares, gorduras e carboidratos. Praticar atividades físicas – com o devido acompanhamento médico, obviamente – também é uma boa opção para controlar o diabetes. Em alguns casos, pode ser necessário manter o tratamento com insulina, no entanto, não precisa preocupar-se, isso não causará nenhum dano ao bebê.

Agora que você está bem informada, é só cuidar de sua alimentação, fazer os exames necessários regularmente, e curtir a sua gestação ao máximo, pois ela passa mais rápido do que você imagina!

A Policlínica conta com obstetras altamente capacitados e competentes para acompanhar a mamãe e o bebê, desde a descoberta da gravidez até o grande momento do nascimento. Obstetrícia em Fazenda Rio Grande, é na Policlínica Fazenda Rio Grande!

Fonte: Mulher com Saúde


Voltar
Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas