Policlínica Fazenda Rio Grande

Saiba quais são as 5 doenças mais comuns no verão, e aprenda a se prevenir

Home>Notícias>Saiba quais são as 5 doenças mais comuns no verão, e aprenda a se prevenir
Saiba quais são as 5 doenças mais comuns no verão, e aprenda a se prevenir
Por: admin

Ah o Verão, com certeza a estação mais aguardada por muitos, porém junto com ela vem o alerta para doenças que são corriqueiras da estação, listamos as cinco mais comuns e como se prevenir:

 

1 – Conjuntivite:  A doença é causada pela inflamação da Conjuntiva, uma membrana muito final que reveste o nosso globo ocular. Ela pode ser causada por agentes tóxicos, alergias, bactérias e vírus. Nesta estação, a mais comum é a bacteriana pois se propagam no ar e se alastram no mar e também nas piscinas.

Se previna da doença não compartilhando objetos como toalhas, colírios, lentes de contato e roupas de cama, também evite coçar os olhos e lave o rosto e as mãos com maior frequência.

 

2 – Micose: Outra vilã no verão, a micose ocorre por pequenas infecções pela proliferação de fungos em algumas partes do corpo. Geralmente afetam as partes mais quentes e úmidas pois são as condições ideais para os fungos se proliferarem. O verão por se tratar de uma estação quente, e muitas vezes estarmos em ambientes úmidos com mais frequência é um prato cheio para contrair a doença. Procure manter as dobras do corpo (virilha, axila, dedos dos pés) sempre secas e higienizadas. Não use sapatos fechados com meias no calor intenso, use roupas leves e não compartilhe toalhas nem calçados, outra dica é procurar não andar descalço em ambientes públicos.

 

3 – Desidratação: A desidratação é causada pela perda excessiva de líquidos, em média nosso corpo perde por dia 2300ml de água. Recomenda-se a ingestão de líquidos frequentemente e que seja algo em torno de 2,5L de água por dia. Suor excessivo, aumento da ingestão de bebida álcoolica e ingestão de alimentos malconservados podem ocasionar a doença. Tome bastante líquido, coma alimentos frescos e leves além de frutas para evitar a doença.

 

4 – Insolação: É um distúrbio no mecanismo de controle da temperatura corpórea, ocorre geralmente após exposição prolongada ao sol. Provoca um mal-estar generalizado, com sintomas como febre, falta de ar e enjoo. Previna-se não se expondo ao Sol entre às 10h e 16h, beba líquidos e aplique protetor solar com no mínimo 15min de antecedência ao sair para o sol, e reaplique a cada 2 horas.

 

5 – Intoxicação Alimentar: Reação do organismo após ingestão de alimentos contaminados por micro-organismos nocivos. Altas temperaturas do verão dificultam a preservação dos alimentos, propiciando a proliferação destes micro-organismos. Evite comidas vendidas por ambulantes, com ovo e peixe sem antes conhecer a procedência, e procurar comer alimentos limpos e frescos ajudam a não contrair a doença.

Fonte: Agemed


Voltar
Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas