Policlínica Fazenda Rio Grande

Síndrome do Ovário Policístico: conheça os sintomas, tratamento e prevenção

Home>Notícias>Síndrome do Ovário Policístico: conheça os sintomas, tratamento e prevenção
Síndrome do Ovário Policístico: conheça os sintomas, tratamento e prevenção
Por: admin

A Síndrome do Ovário Policístico (SOP) é uma desordem endócrina causada por um desequilíbrio hormonal, o qual afeta no processo de ovulação ao formar cistos que não desaparecem após o ciclo menstrual. Como consequência, a estrutura do ovário é alterada, podendo ficar até três vezes maior que o normal. Apesar da recorrência da SOP, afeta aproximadamente 20% das mulheres em fase reprodutiva, muitas mulheres desconhecem o assunto. A seguir, conheça os sintomas, tratamento e prevenção dessa síndrome.

 

Sintomas

São vários os sintomas da síndrome do ovário policístico, dentre eles:

– Pelos em excesso: devido ao aumento do hormônio masculino, percebe-se o crescimento em excesso de pelos nas regiões da axila, virilha e rosto;

–  Acne: os hormônios andrógenos agem sobre as glândulas sebáceas, causando o aumento da oleosidade e, por conseguinte, a acne;

–  Menstruação irregular e dificuldades para engravidar: o desequilíbrio hormonal afeta diretamente a ovulação, logo, ocorrem interferências e alterações no ciclo menstrual, acarretando também a dificuldade para engravidar;

– Ganho de peso: a desordem hormonal e a elevação da insulina fazem com que a mulher ganhe peso sem motivos aparentes.

Além desses principais sintomas, também são manifestadas manchas na pele e queda de cabelos, todos associados ao descompasso hormonal.

  

Causas e Tratamento

As causas não são completamente conhecidas, mas há o destaque para a origem genética, uma vez que há a chance de 50% das filhas ou irmãs de mulheres portadoras da SOP também terem a síndrome. Além disso, a obesidade e a resistência à insulina são fatores que, similarmente, acarretam a SOP.

Quanto ao tratamento é realizado através de medicamentos e com o uso de anticoncepcionais, de modo a dificultar a formação de microcistos nos ovários e, ainda, diminuir o índice de insulina e hormônios masculinos.

 

Prevenção

Não há como evitar totalmente a formação de cistos nos ovários, contudo, existem medidas que contribuem para diminuir a incidência da SOP, tais como perda de peso, dieta saudável e equilibrada e prática de atividades físicas normalizam parte dos problemas. Ademais, vale destacar as consultas de rotina para acompanhamento da sua saúde. Para isso, a Policlínica conta com médicos capacitados e especializados. Agende sua consulta e cuide do seu bem mais precioso, a sua saúde.


Voltar
Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas