Policlínica Fazenda Rio Grande

Sintomas físicos causados pelo luto

Home>Notícias>Sintomas físicos causados pelo luto
Sintomas físicos causados pelo luto
Por: admin

Perder um ente querido é, sem dúvidas, uma das situações mais complicadas para qualquer pessoa. Não existe nada que possa nos preparar para uma dor como essa, e os efeitos que esse momento trágico traz se refletem psicologicamente e, também, fisicamente.

Sentir muita dor ao vivenciar um trauma emocional, especialmente o do luto, não é apenas uma maneira figurativa de falar sobre a dor psicológica: muitas pessoas vivenciam a sensação física de dor durante o luto.

De acordo com a Sociedade Psicológica Britânica, estômago revirado, coração acelerado, tremedeira, flashbacks e hipersensibilidade ao barulho são alguns dos sintomas causados pela perda de um ente querido.

Os sintomas físicos causados pelo luto podem variar de pessoa para pessoa, já que cada um enfrenta esse momento de maneiras diferentes, mas uma sensação recorrente quando o assunto é sintoma pós-luto são dores no peito e palpitações.

Isso está associado a uma condição chamada “síndrome do coração partido”, que ocorre geralmente após uma situação de alto estresse emocional, que causa o enfraquecimento repentino do músculo cardíaco, e uma das câmaras do órgão muda de forma, ocasionando as sensações ruins no coração.

Essa condição nada mais é do que um mecanismo de defesa do corpo humano, no qual o coração se adapta à situação ao deparar-se com uma grande onda de adrenalina que vem junto ao luto.

Pessoas de luto também podem ficar com a imunidade baixa, de modo que o corpo fica mais vulnerável a infecções. O risco é ainda maior para pessoas idosas.

Para amenizar os sintomas físicos após essa situação de estresse emocional, o ideal é conhecer o seu corpo, ter ciência de que os sintomas realmente existem e não são fruto de sua imaginação e, principalmente, buscar todo o apoio necessário, de amigos, familiares e, se preciso, de seu médico.

 

Fonte: Ig

 


Voltar
Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas