Policlínica Fazenda Rio Grande

Tosse: se persistente é necessária atenção médica

Home>Notícias>Tosse: se persistente é necessária atenção médica
Tosse: se persistente é necessária atenção médica
Por: admin

Há de se concordar que, embora seja um dos sintomas mais comuns, a tosse é bastante incômoda, principalmente a noite. E são inúmeras as causas, desde um resfriado, alergia até algum problema sério com os pulmões. Portanto, quando a tosse persistir por mais de três semanas é indispensável a busca por um médico profissional. A seguir, destacaremos os estágios e causas da tosse.

 

Estágios e Causas da Tosse

Como dito, são inúmeras as causas da tosse, uma vez que esse sintoma é uma resposta natural do sistema respiratório à algum corpo estranho para proteger os pulmões. Assim, esse sintoma pode ser dividido em três estágios: aguda, subaguda e crônica, conforme o tempo de duração.

O primeiro estágio, a tosse aguda, é aquele em que o sintoma dura até três semanas, sem a necessidade de intervenção medicamentosa. Geralmente, é causada por infecções das vias aéreas, como por exemplo, gripes, resfriados, laringite e faringite, e por serem doenças autolimitadas, a tosse costuma se resolver sozinha.

Já se permanecer de três a oito semanas, a tosse é considerada subaguda e, acima de oito semanas torna-se crônica. Nesses dois estágios a atenção deve ser redobrada, pois pode ser o sintoma inicial de rinite alérgica, refluxo gastresofágico, asma, bronquite e até mesmo câncer, e por isso devem receber cuidados médicos.

 

Cuidados

Além dos cuidados caseiros, como a ingestão de água e de chás com propriedades que auxiliam na melhora da tosse, não podemos ser negligentes em achar que vai passar sozinha, caso persista por mais de três semanas. Portanto, procure sempre cuidados e orientações médicas. Para isso, conte com a Policlínica, a qual conta com uma ampla rede de médicos profissionais credenciados de várias especialidades, inclusive otorrinolaringologista e pneumologista, os quais poderão investigar as causas e prescrever o melhor tratamento. Cuide da sua saúde com quem realmente se importa com ela. Entre em contato e agende sua consulta.


Voltar
Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas