Policlínica Fazenda Rio Grande

Tuberculose: uma das 10 doenças que mais mata no mundo

Home>Notícias>Tuberculose: uma das 10 doenças que mais mata no mundo
Tuberculose: uma das 10 doenças que mais mata no mundo
Por: admin

A tuberculose, apesar de ter tratamento e cura, tem sido uma das doenças que mais mata no mundo. No Brasil, se concentra 80% dos casos mundial e 1/3 das Américas, números assustadores. Uma das razões que acarretam essa realidade, é que a doença pode ser facilmente confundida com uma gripe, logo, o paciente não procura tratamento e, como consequência há um agravo do quadro. Por isso, é sempre bom conhecer e estar atento aos sintomas.

 

Sintomas e tratamento

Os sintomas iniciais são parecidos com uma gripe. Portanto, é importante observar os demais.

Um dos mais comuns a ser observado é a tosse, principalmente se permanecer por mais de três semanas com ou sem catarro e/ou associado a febre. Além disso, a pessoa pode apresentar suor noturno; falta de apetite; perda de peso e, ainda, cansaço e dor no peito.

A boa notícia é que a doença tem cura. O tratamento pode durar 6 meses e é feito com o uso de antibióticos.

 

Causas e Transmissão

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK), podendo acometer, além do pulmão, os rins, ossos e meninges.

A transmissão é direta, de pessoa para pessoa, basta o simples contato com a pessoa infectada através da saliva, espirro e tosse. Logo, frequentar lugares em há uma aglomeração de pessoas ainda é a principal forma de passar a bactéria, desse modo qualquer um está sujeito à doença. No entanto, as pessoas em que a imunidade esteja baixa ou que não possuem hábitos saudáveis de higiene e, além disso, usam cigarros e bebidas alcoólicas são as mais suscetíveis à transmissão.  

Portanto, evitar lugares fechados com muitas pessoas; manter hábitos de higiene e saúde contribuirão para evitar a contaminação. Fique atento aos primeiros sinais, e procure um médico para tirar as dúvidas. Para isso, a Policlínica conta uma rede de profissionais capacitados para fazer o melhor a você e à sua saúde.


Voltar
Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas