Policlínica Fazenda Rio Grande

Vacina inteligente para pneumonia é desenvolvida

Home>Notícias>Vacina inteligente para pneumonia é desenvolvida
Vacina inteligente para pneumonia é desenvolvida
Por: admin

Por meio de um estudo publicado na revista Science Advances e que reuniu uma grande equipe de cientistas na Universidade de Buffalo, Nova York, surgiu uma nova opção de vacina como tratamento para pneumonia.

De acordo com os profissionais envolvido na pesquisa, essa vacina é a mais promissora e abrangente até o momento no combate à doença, pois em testes realizados em ratos e coelhos ela foi capaz de imunizar 72 tipos de bactérias responsáveis por causar a pneumonia no organismo humano.

Além disso, a vacina tem caráter inteligente, uma vez que apresenta uma boa resposta em termos de imunidade e combate apenas bactérias que estão prontas para prejudicar o corpo, mantendo assim as demais que são benéficas para nossa saúde e evitando a ocorrência da chamada resistência bacteriana, em que bactérias criam a capacidade de resistir à medicamentos que entram no organismo.

As outras vacinas para pneumonia disponíveis no mercado, a Prevnar e Synflorix, utilizam ligações covalentes que apesar de eficientes, matam também outras bactérias. Por outro lado, a Pneumovax 23 não faz uso dessa ligação, mas seu poder de imunidade é consideravelmente menor do que das outras.

A composição da nova vacina possui um diferencial em relação às demais: ela dispensa a ligação covalente por meio do encapsulamento de açúcares em lipossomas, que são bolsas de gordura que agem como depósito para eles. Dessa forma, os açúcares têm a capacidade de identificar a bactéria da pneumonia e matam apenas a ela.

Esses avanços no tratamento da pneumonia são significativos e essenciais para combater a alta taxa de mortalidade em decorrência da doença. Dados oficiais da Organização Mundial da Saúde apontam que mais de 2 milhões de crianças morreram devido à pneumonia em 2005. Em 2015 o número foi reduzido para menos de 1 milhão. Fatores como melhorias na nutrição e mais acesso à antibióticos contribuíram para reduzir o número e, com a chegada dessa nova vacina, espera-se conseguir ainda melhores resultados.

O centro de saúde da Policlínica Fazenda Rio Grande oferece exames e acompanhamento profissional que tratam tanto de casos de pneumonia quanto de outras patologias em um ambiente confortável e em que a qualidade é garantida. Agende suas consultas conosco e cuide de sua saúde e de toda a família.


Voltar
Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas