Policlínica Fazenda Rio Grande

Você sabe qual é a sua idade biológica?

Home>Notícias>Você sabe qual é a sua idade biológica?
Você sabe qual é a sua idade biológica?
Por: admin

Sabe aquela situação desconfortável quando a pessoas acham você mais velho do que realmente é? Isso ocorre quando sua idade cronológica não está compatível com a biológica. Pode até existir quem queira parecer ter mais idade, mas no geral todos querem parecer mais jovens. A idade cronológica é aquela que se conta da data do seu nascimento até os dias atuais. Já a idade biológica refere-se ao real estado do seu organismo comparado à média estimada para sua faixa etária.

Para calcular sua idade biológica é preciso inicialmente reunir vários dados do seu organismo obtidos em exames – pressão arterial, potência cardiorrespiratória, níveis de glicose e de lipídios no sangue, rugas na pele, entre outros. Todos eles indicarão se seu organismo está funcionando de forma compatível à sua idade cronológica.

Há varias maneiras de prevenir o envelhecimento precoce do seu corpo. Praticar exercícios regularmente pode melhorar em até 50% as funções fisiológicas fundamentais (capacidade aeróbica, força muscular e sistema imunológico) e treinar a resistência ajuda a controlar a qualidade e quantidade de massa óssea do organismo. Ou seja, ser sedentário envelhece!

Alguns exames possibilitam comparar sua idade biológica com a idade real de seu organismo. Um exemplo é a regularidade do funcionamento renal e intestinal.

Há quem aparente ter mais idade, pois não tomaram os devidos cuidados com a saúde enquanto eram jovens. Por isso é importante começar a se cuidar o quanto antes. Após o aparecimento de rugas e sinais de expressão, muito antes do previsto, a solução é recorrer ao tratamento estético, talvez até cirurgias.

Para retardar o envelhecimento biológico é necessário tomar algumas medidas e, aos poucos, fazer a transição para uma vida mais regrada. Cultivar hábitos saudáveis conservarão sua aparência compatível com sua idade cronológica ou ainda mais jovem. Ingerir mais frutas e vegetais, evitar alimentos gordurosos e processados, beber entre 8 e 10 copos de água por dia, praticar exercícios físicos, reduzir o consumo de álcool, dormir bem, controlar os níveis de estresse e monitorar a pressão arterial regularmente.

Caso seja necessário, há a possibilidade de procurar tratamentos estéticos que suavizarão as marcas da idade (Botox, Toxina botulínica e preenchimento; Peelings químicos, biológicos e físicos; Microagulhamento). Entretanto, o importante é manter a saúde e os exames sempre em dia para não precisar recorrer a esses procedimentos.

Fonte: Biomedicina Estética


Voltar
Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas